RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO DE 2025 - Horário 4:36
nbe
ECO/ PRNewswire - Iniciativa inovadora protege crianças em comunidades produtoras de cacau na Costa do Marfim

Parceria entre a Save the Children, a Cooperação Italiana e a Ferrero, une esforços para melhorar as condições de vida das crianças, promover bem-estar e combater o trabalho infantil

LUXEMBOURG, 2 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- Instituições públicas, setor privado e sociedade civil se uniram para proteger crianças e adolescentes que vivem em comunidades produtoras de cacau na Costa do Marfim. A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Cooperação Italiana, a Save the Children e a Ferrero, com ações previstas na região de Haut Sassandra e no distrito de Montagnes.

O projeto, que terá duração até 2030, amplia um programa-piloto iniciado pela Save the Children em 2017 com o apoio da Ferrero, que seguirá cofinanciando a iniciativa dentro de um modelo de parceria público-privada.

A iniciativa também contará com recursos da Cooperação Italiana, após aprovação em processo seletivo conduzido pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

Após o processo de seleção, o projeto foi apresentado oficialmente em Abidjã durante a missão de maio de 2025 do sistema de cooperação italiano na África Ocidental, liderada por Stefano Gatti, diretor-geral de Cooperação para o Desenvolvimento.

Com o novo aporte da AICS[1] e o apoio renovado da Ferrero, o programa contará com um financiamento total de quase 20 milhões de euros.[2]

O programa tem como objetivo fortalecer a proteção infantil e o respeito aos direitos das crianças em comunidades produtoras de cacau. As ações previstas buscam reduzir riscos e enfrentar as causas do trabalho infantil, relacionadas à vulnerabilidade socioeconômica.

Cadeia de fornecimento e impacto social

A iniciativa envolve governos, instituições, sociedade civil e setor privado em um esforço conjunto. Ao estimular comunidades mais resilientes e sustentáveis, o projeto cria condições para proteger a infância, com foco em acesso à educação e saúde básica, melhoria dos sistemas de registro de nascimento, garantia de meios de subsistência e nutrição, apoio às comunidades e negócios liderados por mulheres e combate ao trabalho infantil.

O diferencial da iniciativa está em seu enfoque integrado, que conecta comunidades, famílias, fornecedores e governos locais no campo, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade econômica por meio da mobilização de recursos institucionais e privados para impulsionar mudanças de longo prazo. Ao atuar diretamente na cadeia de fornecimento do cacau desde a fase de concepção, o projeto estimula a troca de conhecimento entre os setores. Esse processo amplia o impacto para além do investimento inicial e contribui para transformar boas práticas em políticas públicas.

As medidas de proteção infantil também estão integradas às operações da cadeia de fornecimento, o que garante que as ações cheguem às crianças mais vulneráveis, promovam a sustentabilidade a longo prazo e possam ser replicadas em maior escala. A iniciativa conta ainda com indicadores de desempenho e sistemas de avaliação para assegurar resultados concretos e duradouros.

Proteção infantil no centro da ação

"Acreditamos na importância da colaboração entre instituições públicas, nacionais e internacionais, sociedade civil e setor privado, reconhecendo o valor único que cada ator traz", afirma Daniela Fatarella, CEO da Save the Children Itália. "O verdadeiro impacto não resulta de ações isoladas, mas de parcerias transformadoras de longo prazo. Por isso, encaramos essa colaboração como um investimento real que envolve múltiplos atores para gerar resultados sustentáveis. O projeto demonstra que o desenvolvimento socioeconômico sustentável na Costa do Marfim é possível graças à experiência da Ferrero na cadeia de fornecimento, à visão estratégica e capacidade de financiamento da Cooperação Italiana e à experiência prática da Save the Children. Dessa forma, a parceria alcança resultados que vão além, tornando-se uma agente de mudança."

"Na Ferrero, respeitar e promover os direitos humanos é fundamental. Esses princípios estão incorporados às nossas práticas de abastecimento, apoiando pessoas e comunidades dentro da nossa cadeia", pontua Isabel Hochgesand, Global Chief Procurement Officer da Ferrero. "Essa nova fase de colaboração com a Save the Children e a Cooperação Italiana representa um passo importante para um ecossistema de cacau mais sustentável. Trabalhando ao longo de toda a cadeia de valor do cacau, buscamos construir um fornecimento transparente, inclusivo e duradouro, capaz de gerar impacto positivo tanto para as comunidades quanto para o nosso negócio."

Para mais informações sobre o programa, visite [o site da Ferrero|https://www.ferrero.com/int/en/news-stories/stories/save-the-children-and-ferrero-expand-cocoa-partnership-in-cote-d-ivoire].

[1] Edital para a concessão de subsídios a iniciativas promovidas por Organizações da Sociedade Civil (e outras entidades sem fins lucrativos) inscritas na lista referida no artigo 26, parágrafo 3, da Lei n.º 125/2014, a serem realizadas na Costa do Marfim ? Dotação financeira plurianual de 30 milhões de euros.

[2] Do montante total, mais de 8,8 milhões de euros provêm da Cooperação Italiana, 8 milhões são destinados pela Ferrero e a parte restante é garantida por um cofinanciamento da Save the Children.

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/iniciativa-inovadora-protege-criancas-em-comunidades-produtoras-de-cacau-na-costa-do-marfim-302543225.html

FONTE Ferrero


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.