TERÇA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2025 - Horário 13:32
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: Um vilarejo de flores de pessegueiro no centro da transformação de Xizang
PEQUIM, 19 de agosto de 2025 /PRNewswire/ -- A CGTN publicou um artigo destacando o Vilarejo de Galai, o "Primeiro Vilarejo de Flores de Pessegueiro" de Xizang, e sua transformação por meio de melhorias em transporte, turismo, ecologia e meios de subsistência. Isso reflete o rápido progresso da região em termos de desenvolvimento e modernização ao longo das últimas seis décadas.
"Ao saber que o vilarejo passou por novas mudanças nos últimos anos e que a renda dos moradores aumentou, sinto-me feliz por vocês", escreveu o presidente chinês Xi Jinping em uma carta recente a todos os residentes ddo Vilarejo de Galai, na cidade de Nyingchi, na Região Autônoma do Xizang, no sudoeste da China.
Os moradores haviam escrito a Xi para compartilhar seus avanços e expressar a determinação de trabalhar duro por uma vida ainda melhor. A correspondência deles vem quatro anos após Xi ter comparecido ao Vilarejo de Galai durante uma visita de inspeção em julho de 2021, uma viagem que o deixou impressionado com as casas bem cuidadas, os moradores acolhedores e a beleza cênica.
Isto é uma bênção deixada por seus antepassados, um presente de uma "Terra das Flores de Pessegueiro", disse Xi durante aquela visita.
Na cultura chinesa, "Terra das Flores de Pessegueiro" é uma metáfora para uma comunidade idílica e harmoniosa, originada de uma famosa fábula do século V do poeta Tao Yuanming. Conhecido como o "Primeiro Vilarejo de Flores de Pessegueiro" de Xizang, Galai floresce em tons de rosa e branco a cada primavera, atraindo turistas de toda a China e de fora, transformando o outrora remoto povoado em um destino próspero.
Da "estrada do céu" à "estrada da prosperidade"
A história da transformação de Galai começa com duas "estradas."
A primeira é a "estrada do céu" que leva ao planalto coberto de neve. Antes da pacífica libertação de Xizang em 1951, não existia nenhuma estrada adequada para veículos, quanto mais uma ferrovia. Isso mudou com a conclusão das rodovias Qinghai-Xizang e Sichuan-Xizang em 1954, seguida pela inauguração da Ferrovia Qinghai-Xizang em 2006.
O comprimento das estradas em Xizang quase dobrou em 12 anos, alcançando 124.900 km no final de 2024, ante 65.200 km em 2012. Em 2024, Xizang contava com 1.359 km de ferrovias em operação, quase o dobro dos 701 km registrados em 2012. A região também operava 183 rotas aéreas conectando-a com 78 cidades nacionais e internacionais.
A segunda estrada é a "estrada da prosperidade" do desenvolvimento econômico. Há muito tempo Xi vem demonstrando uma grande preocupação com Xizang, remontando ao seu trabalho na Província de Fujian na década de 1990, quando Fujian e Nyingchi estabeleceram uma parceria próxima como parte do mecanismo único de assistência pareada da China, iniciado em 1994, para fornecer apoio direto e contínuo às localidades em Xizang por províncias e regiões mais desenvolvidas.
Em 2011, como vice-presidente, Xi liderou a delegação central nas comemorações do 60º aniversário da libertação pacífica de Xizang, visitando vilarejos próximos e incentivando os moradores a promover o setor do turismo e proteger o meio ambiente na região.
Em Galai, o turismo agora prospera junto com setores ecológicos, como a agricultura orgânica. A aparência da aldeia foi revitalizada e, em 2024, a renda disponível per capita ultrapassou 40.000 yuans (cerca de US$ 5.579).
Um panorama da transformação de Xizang
O progresso de Galai reflete as conquistas de Xizang como um todo ao longo dos últimos 60 anos, desde a fundação da Região Autônoma de Xizang.
Xizang tem registrado crescimento econômico constante, com seu produto interno bruto (PIB) regional alcançando 276,5 bilhões de yuans em 2024, 155 vezes o valor de 1965. A região também registrou uma taxa média de crescimento anual de 8,9% e a previsão é que ultrapasse 300 bilhões de yuans em PIB neste ano. Em 2024, a renda disponível per capita dos residentes urbanos de Xizang atingiu 55.444 yuans, 121 vezes o valor de 1965, com um crescimento médio anual de 8,5%.
Em sua carta, Xi expressou a esperança de que os moradores façam um trabalho ainda melhor na proteção da beleza natural do planalto, no desenvolvimento da marca turística do vilarejo e na contribuição para a construção de uma área de fronteira próspera e estável. Sua mensagem também reflete sua visão mais ampla para Xizang, onde vidas melhores caminham lado a lado com a preservação de sua cultura étnica única e de sua ecologia.
[https://news.cgtn.com/news/2025-08-14/A-peach-blossom-village-at-the-heart-of-Xizang-s-transformation-1FPjQZLXx7i/p.html|https://news.cgtn.com/news/2025-08-14/A-peach-blossom-village-at-the-heart-of-Xizang-s-transformation-1FPjQZLXx7i/p.html]
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-um-vilarejo-de-flores-de-pessegueiro-no-centro-da-transformacao-de-xizang-302533703.html
FONTE CGTN