RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 5 DE AGOSTO DE 2025 - Horário 7:18
nbe
ECO/ PRNewswire - LA ROCHE-POSAY E ESPECIALISTAS GLOBAIS EM SAÚDE DA PELE SE UNEM PARA ALERTAR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DE LONGO PRAZO DA PERIGOSA TENDÊNCIA NAS REDES SOCIAIS, "BURN LINES"

PARIS, 5 de agosto de 2025 /PRNewswire/ -- Um desafio viral do TikTok conhecido como "Burn Lines" ou "Sunburn Tattoos" está ganhando uma adesão alarmante entre adolescentes e jovens adultos em todo o mundo. Essa tendência, que envolve colocar fitas adesivas ou moldes sobre a pele para provocar queimaduras solares com padrões visuais, despertou grande preocupação entre especialistas em saúde global.

 

O Ministro da Saúde da França declarou recentemente: "Por alguns segundos de fama nas redes sociais, os jovens estão destruindo suas células da pele para o resto da vida. Temos apenas uma pele."

LA ROCHE-POSAY REAFIRMA SEU COMPROMISSO DURADOURO COM A SAÚDE DA PELE Como líder global em proteção solar e prevenção do câncer de pele, a La Roche-Posay está preocupada com as consequências em longo prazo do desafio Burn Lines e tem como objetivo, juntamente com os profissionais de saúde, alertar o público sobre o perigo dessa prática.

Por meio de seu programa global Cancer Support e da iniciativa Save Your Skin, a marca promove hábitos seguros ao sol e a detecção precoce, oferecendo recursos como exames gratuitos de sinais e campanhas de conscientização pública.

APOIO DE DERMATOLOGISTAS INTERNACIONAIS"Como dermatologistas, estamos profundamente preocupados com a tendência 'Burn Lines' nas redes sociais", declarou um grupo de dermatologistas renomados (consulte a lista no final do comunicado). "Tais práticas não são apenas irresponsáveis, mas contribuem diretamente para danos irreparáveis à pele, danos ao DNA e envelhecimento precoce, além de aumentar significativamente o risco de câncer de pele, incluindo o melanoma,um dos tipos de câncer que mais cresce e é mais letal entre os jovens".

UMA MENSAGEM DA EUROMELANOMA: PROTEGENDO A PRÓXIMA GERAÇÃO"Uma queimadura solar com bolhas na infância é suficiente para aumentar em mais de duas vezes risco de câncer de pele na vida adulta", alerta Véronique Del Marmol, presidente da [Euromelanoma|https://www.euromelanoma.eu/en-gb/], um centro pan-europeu de prevenção ao câncer de pele. "Ainda assim, 35% dos pais raramente vestem seus filhos com roupas com proteção solar ao expô-los ao sol. Por outro lado, 57% dos adolescentes ainda associam o bronzeado à atratividade".

Diante da previsão de aumento de 40% nos casos de melanoma até 2040, alertar sobre essa tendência nas redes sociais é, sem dúvida, uma verdadeira questão de saúde pública.

GLOBALSKIN: DEFENDENDO A PERSPECTIVA DO PACIENTE Jennifer Austin, CEO da [GlobalSkin|https://globalskin.org/] ? a principal organização internacional sem fins lucrativos dedicada a melhorar a vida de pessoas com condições dermatológicas no mundo todo ? acrescenta: "Nossas organizações de pacientes membros testemunham de perto o impacto devastador do câncer de pele e dos danos solares crônicos sobre indivíduos e famílias. As tendências 'Burn Lines' são um lembrete claro da desinformação que circula on-line e da necessidade urgente de educação pública clara, acessível e empática."

É por isso que a La Roche-Posay, junto a dermatologistas de renome mundial e associações de saúde líderes, unem forças para continuar o esforço coletivo de educar sobre medidas de proteção solar cientificamente comprovadas, como o uso de chapéu, roupas com mangas, óculos escuros e aplicação de protetor solar de amplo espectro FPS50+/UVA nas áreas do corpo expostas.

A La Roche-Posay ampliará o conteúdo nas redes sociais sob a hashtag #DermsAgainstBurns, a fim de criar um movimento positivo em torno da importância fundamental da adoção de hábitos seguros em relação à exposição ao sol.

Por fim, continuaremos defendendo incansavelmente, junto à comunidade médica, autoridades, formuladores de políticas públicas e associações comerciais, a promoção de comportamentos responsáveis em relação à exposição ao sol.

SOBRE OS DERMATOLOGISTAS QUE APOIAM A MENSAGEM #DERMSAGAINSTBURNS

Prof. Thierry Passeron, França ? Diretor do Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário de Nice; pesquisador em melanoma e pigmentação; especialista em fotoproteção Prof. Henry W. Lim, EUA ? Ex-diretor de Dermatologia do Henry Ford Health; presidente da ILDS; especialista em protetor solar e fotoproteção Prof. Jorge Ocampo Candiani, México ? Ex-presidente da Sociedade Mexicana de Cirurgia Dermatológica; futuro presidente do Congresso Mundial de Dermatologia 2027 Prof. Sergio Schalka, Brasil ? Presidente da Aliança Latino-Americana para Fotoproteção; responsável pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção; especialista em fotoproteção SOBRE A LA ROCHE-POSAY, EUROMELANOMA & GLOBAL SKIN Para mais informações e recursos sobre proteção solar e conscientização sobre o melanoma, visite os sites da iniciativa [Save Your Skin|https://www.laroche-posay.me/en/event/save-your-skin] da La Roche-Posay, da [Euromelanoma|https://www.euromelanoma.eu/] e da [GlobalSkin|https://globalskin.org/].

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2743635/Protect_your_skin.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2743635/Protect_your_skin.jpg]                            

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/la-roche-posay-e-especialistas-globais-em-saude-da-pele-se-unem-para-alertar-sobre-as-consequencias-de-longo-prazo-da-perigosa-tendencia-nas-redes-sociais-burn-lines-302521885.html

FONTE La Roche-Posay


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.