SEGUNDA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2025 - Horário 8:04
nbe
ECO/ PRNewswire - Avanços na legislação e desafios na prevenção de sinistros serão destaque da Expo Incêndio 2025
SÃO PAULO, 7 de julho de 2025 /PRNewswire/ -- Avanços na legislação brasileira e das normas técnicas têm sido um importante vetor na prevenção de incêndios e dos impactos desses eventos para a segurança das pessoas, do patrimônio e das instalações. Contudo, o setor de equipamentos contra incêndio se depara com a presença crescente de produtos importados de forma irregular, sem certificação ou suspeitos de terem certificados falsos. Este é um dos desafios enfrentados por fabricantes de sprinklers, hidrantes e extintores, e que será destaque na Expo Incêndio 2025, que a [Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk)|https://abspk.org.br/] realiza entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Paulo.
"A comercialização de produtos piratas é um dos problemas que desafiam o setor e pode induzir o comprador a adquirir equipamentos irregulares, cujo risco é comprometer o funcionamento de todo o sistema de segurança", afirma Paulo Floriano, presidente da [ABSpk|https://abspk.org.br/]. É preciso que empreendedores, gestores de empresas e os profissionais da área de segurança mantenham um conhecimento atualizado sobre as normas e a legislação do setor."
Primeira feira exclusiva do segmento, a Expo Incêndio 2025 é realizada pela ABSpk em correalização com a Associação Brasileira de Proteção Passiva (ABPP), e contará com mais de 50 expositores. Durante o Congresso Brasileiro de Sprinklers e o Seminário Internacional de Proteção Passiva serão discutidos os avanços e desafios relativos à legislação, normas e certificações dos equipamentos de combate a incêndios, bem como as novas tecnologias e soluções disponíveis.
"No Brasil, a evolução normativa tem avançado, especialmente com a atuação da ABNT e dos Corpos de Bombeiros estaduais. São aprimoramentos em termos de normatização e obrigatoriedade da instalação de equipamentos, cada vez mais alinhados aos padrões internacionais, em especial a NFPA", afirma Floriano. Apesar disso, observa, ainda há muitos desafios. Entre eles, a falta de uma fiscalização uniforme, de atualização periódica de normas locais e de homogeneização da legislação, mais estruturada sobre as leis estaduais e municipais.
Rogério Lin, Presidente da ABPP, destaca que "o surgimento de novas normas e, consequentemente, de novos regulamentos para sistemas de segurança contra incêndio, cria oportunidades, mas estas devem se pautar pela qualidade dos projetos, adoção de produtos e sistemas certificados e pela constante inspeção, comissionamento e manutenção dos sistemas".
A Expo Incêndio 2025 será realizada no Transamérica Expo Center SP, entre os dias 27 e 29 de agosto. Informações e inscrições pelo site [http://expoincendio.com|http://expoincendio.com/].
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/avancos-na-legislacao-e-desafios-na-prevencao-de-sinistros-serao-destaque-da-expo-incendio-2025-302498350.html
FONTE ABSpk