RELEASES EMPRESARIAIS

DOMINGO, 6 DE JULHO DE 2025 - Horário 16:28
nbe
ECO/ PRNewswire - XIII Fórum Mundial da Paz realizado em Pequim apela à responsabilidade coletiva pela paz global

PEQUIM, 6 de julho de 2025 /PRNewswire/ -- Diplomatas, acadêmicos e políticos de mais de 80 países se reuniram em Pequim esta semana para o 13º Fórum Mundial da Paz, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a cooperação internacional sob o tema "Promovendo a paz e a prosperidade global: responsabilidade, benefícios e conquistas coletivas".

[|https://mma.prnewswire.com/media/2725054/WechatIMG8995.html]

O fórum, que aconteceu de 2 a 4 de julho, é a principal plataforma não governamental da China para o diálogo sobre segurança internacional. Organizado pela Universidade Tsinghua e pelo Instituto Chinês de Relações Exteriores, o evento reuniu mais de 400 participantes para debater amplamente os desafios globais.

O vice-presidente chinês Han Zheng discursou na cerimônia de abertura em 3 de julho, pedindo que se zelasse coletivamente pela equidade e justiça internacionais e se melhorasse o sistema de governança global. Ele apresentou quatro propostas. A primeira, aprender com a história e zelar coletivamente pela ordem internacional do pós-guerra, além da equidade e justiça internacionais. A segunda, defender a solidariedade e a cooperação em prol da melhoria da governança global. A terceira, promover a abertura e a cooperação para estimular a prosperidade e o desenvolvimento globais. A quarta e última, manter-se unidos solidariamente e avançar juntos rumo à modernização.

Qiu Yong, secretário do Comitê do Partido Comunista Chinês da Universidade Tsinghua, participou da cerimônia de abertura. Li Luming, presidente da Universidade Tsinghua e presidente do Fórum Mundial da Paz, fez um discurso de boas-vindas.

O evento reuniu um grupo seleto de participantes, incluindo ex-políticos estrangeiros de destaque, como o ex-primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama, o ex-primeiro-ministro belga e ex-presidente do Conselho Europeu Herman van Rompuy, enviados diplomáticos à China, bem como respeitados especialistas e acadêmicos.

O fórum contou com quatro sessões plenárias e 18 painéis de discussão, abordando questões críticas como a estabilidade da ordem econômica internacional, a crescente influência do Sul Global e as mudanças nas relações entre a China e a Europa. Em resposta às novas ameaças, os participantes também estão analisando os riscos trazidos pela inteligência artificial nos conflitos armados, ressaltando o foco do fórum tanto nas tensões geopolíticas atuais quanto nos dilemas de segurança contemporâneos.

Considerado uma das principais plataformas para o diálogo sobre segurança internacional, o Fórum Mundial da Paz promove o entendimento recíproco e respostas coletivas aos desafios globais. Sua ênfase na responsabilidade coletiva reflete a importância permanente da cooperação multilateral, especialmente diante das mudanças nas dinâmicas de poder globais.

O evento também atraiu grande atenção da mídia, com a presença de mais de 200 jornalistas representando mais de 80 veículos de comunicação nacionais e internacionais. Graças ao engajamento internacional aberto e construtivo, o Fórum Mundial da Paz continua sendo uma plataforma vital para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável no cenário global.

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2725054/WechatIMG8995.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2725054/WechatIMG8995.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/xiii-forum-mundial-da-paz-realizado-em-pequim-apela-a-responsabilidade-coletiva-pela-paz-global-302498463.html

FONTE Tsinghua University


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.