RELEASES EMPRESARIAIS

SÁBADO, 5 DE JULHO DE 2025 - Horário 12:04
nbe
ECO/ PRNewswire - Sinopec lança o primeiro projeto fotovoltaico offshore flutuante da China, promovendo a inovação em energia sustentável

QINGDAO, China, 5 de julho de 2025 /PRNewswire/ -- A [China Petroleum & Chemical Corporation|http://www.sinopec.com/listco/en/] (HKG: 0386, "Sinopec"), em parceria com a província de Shandong e o município de Qingdao, começou a operar com sucesso o primeiro projeto comercial de energia fotovoltaica (FV) flutuante offshore da China em um ambiente totalmente marinho. Integrada ao projeto de energia fotovoltaica flutuante com estacas lançado anteriormente, esta é a maior usina fotovoltaica flutuante da Sinopec.

[|https://mma.prnewswire.com/media/2724796/Sinopec_Brings_China_s_First_Floating_Offshore_Photovoltaic_Project_Operation.html]

A projeção é que o projeto gere 16,7 milhões de quilowatts-hora de eletricidade limpa por ano e reduza as emissões de carbono em 14.000 toneladas. Sendo uma iniciativa pioneira, ela visa promover projetos fotovoltaicos flutuantes em áreas costeiras e de mar raso em ambientes de mar aberto.

Situado em uma zona aquática conectada ao mar, o projeto FV flutuante utiliza a superfície da água do mar para maximizar a eficiência do espaço. Ocupando uma área de aproximadamente 60.000 metros quadrados e com uma capacidade instalada de 7,5 megawatts, a estação apresenta um design de emissão zero, alta eficiência e baixo custo. Sua estrutura inovadora permite que os painéis fotovoltaicos sejam sincronizados com as elevações das marés, reduzindo a distância entre os painéis e a superfície da água para cerca de um décimo das estruturas tradicionais baseadas em estacas. Este projeto otimiza o resfriamento com água do mar, aumentando a eficiência da geração de energia em 5 a 8% graças ao efeito de resfriamento.

A Sinopec superou os desafios da aplicação da tecnologia fotovoltaica em ambientes marinhos graças a três inovações fundamentais:

Design durável: flutuadores e suportes com engenharia especial, resistentes à corrosão causada pela névoa salina e à proliferação de cracas.Ancoragem robusta: um sistema de ancoragem subaquático projetado para resistir a ventos até o nível 13 e acomodar variações de maré de 3,5 metros, gerando uma redução de aproximadamente 10% nos custos de investimento em comparação com os sistemas fotovoltaicos tradicionais baseados em estacas.Manutenção facilitada: um caminho de inspeção simplificado para os painéis fotovoltaicos e cabos posicionados perto da superfície da água, gerando mais segurança e reduzindo os custos de operação e manutenção em comparação com os sistemas convencionais.A Sinopec já havia instalado a primeira estação de reabastecimento de hidrogênio com "emissão zero" do país e o primeiro projeto de produção de hidrogênio a partir da água do mar em escala industrial. Agora em operação, o projeto serve como o elo mais importante na nova cadeia do setor de energia da empresa para formar um modelo de produção de hidrogênio verde com eletricidade verde gerada por energia fotovoltaica. No futuro, a Sinopec irá ampliar e construir um projeto fotovoltaico flutuante de 23 megawatts para fortalecer a capacidade de fornecimento de energia renovável.

[|https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.html]

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2724796/Sinopec_Brings_China_s_First_Floating_Offshore_Photovoltaic_Project_Operation.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2724796/Sinopec_Brings_China_s_First_Floating_Offshore_Photovoltaic_Project_Operation.jpg]Logotipo - [https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/sinopec-lanca-o-primeiro-projeto-fotovoltaico-offshore-flutuante-da-china-promovendo-a-inovacao-em-energia-sustentavel-302498396.html

FONTE SINOPEC


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.