TERÇA-FEIRA, 1 DE JULHO DE 2025 - Horário 9:04
nbe
ECO/ PRNewswire - GLP-1 oral da Lilly, orforglipron, demonstra eficácia e segurança semelhante a GLP-1 injetáveis em estudo completo de fase 3
O medicamento experimental de dose única diária reduziu a hemoglobina glicada em uma média de 1,3% a 1,6% em todas as doses, com melhorias observadas já nas primeiras quatro semanas, em adultos com diabetes tipo 2[1] No estudo ACHIEVE-1, o orforglipron também levou a uma perda de peso média de 7,3 kg (7,9%) na dose mais alta até a semana 40 em um desfecho secundário[1]O perfil de segurança de orforglipron é consistente com a classe de GLP-1SÃO PAULO, 1 de julho de 2025 /PRNewswire/ -- A Eli Lilly and Company anunciou hoje os resultados completos do ACHIEVE-1, um estudo de fase 3 que avalia a segurança e a eficácia de orforglipron em comparação com placebo em adultos com diabetes tipo 2 e controle glicêmico inadequado apenas com dieta e exercício. Orforglipron é o primeiro GLP-1 oral que pode ser tomado sem restrições de alimentos e água que concluiu com sucesso um estudo de fase 3. Em 40 semanas, todas as três doses estudadas (3 mg, 12 mg, 36 mg) de orforglipron atingiram o desfecho primário de redução superior de hemoglobina glicada (A1C) superior ao placebo.[1]
Além disso, as doses de 12 mg e 36 mg mostraram reduções clinicamente significativas e estatisticamente relevantes no peso corporal em comparação com o placebo. No estudo, o orforglipron teve um perfil de segurança semelhante ao da estabelecida classe GLP-1, e os eventos adversos mais frequentemente relatados foram relacionados ao trato gastrointestinal. Os resultados foram apresentados no 85ª American Diabetes Association Scientific Sessions (ADA) 2025 e publicados simultaneamente no The New England Journal of Medicine.
No estudo, orforglipron atingiu o desfecho primário de redução superior de hemoglobina glicada superior quando comparado ao placebo em 40 semanas, reduzindo a A1C em 1,3% a 1,6% a partir de uma linha de base de 8,0%, para a eficácia estimada.[1] Em desfechos secundários, até 76,2% dos participantes que tomaram orforglipron atingiram a meta de tratamento de hemoglobina glicada do ADA de <7%, 66,0% atingiram uma glicada de ?6,5%, e 25,8% atingiram <5,7%, definido como um valor normal de A1C.[2], [3] As melhorias na hemoglobina glicada foram observadas já nas primeiras quatro semanas e acompanhadas por reduções semelhantes na glicemia de jejum.
Em outro desfecho secundário, os participantes que tomaram a dose mais alta de orforglipron perderam uma média de 7,3 kg (7,9%). Embora os participantes do ACHIEVE-1 não parecessem atingir um platô de peso, estudos de maior duração, como os ATTAIN, fornecerão uma avaliação mais abrangente da segurança e eficácia de orforglipron para o tratamento da obesidade.
"O estudo ACHIEVE-1 demonstrou que o orforglipron, um novo GLP-1 oral alcançou reduções clinicamente significativas no controle da glicada e do peso corporal ao longo de 40 semanas em adultos com diabetes tipo 2", afirma o Dr. Julio Rosenstock, consultor científico sênior da Velocity Clinical Research no Medical City Dallas, professor clínico de medicina da University of Texas Southwestern Medical Center e investigador principal do estudo. "O rápido início da melhora glicêmica, observado já nas primeiras quatro semanas, reforça o potencial terapêutico do orforglipron como um GLP-1 oral eficaz para o tratamento do diabetes tipo 2. Esses resultados apoiam estudos adicionais em populações mais amplas e com maior tempo de duração."
Para Luiz André Magno, Diretor Médico Sênior da Eli Lilly do Brasil, os resultados são muito animadores. "Sabemos da importância de oferecer diferentes opções terapêuticas para que médicos e pacientes possam discutir juntos pelo tratamento mais adequado para cada um, principalmente para os que não se adaptam a medicamentos injetáveis", afirma.
"Os resultados positivos do ACHIEVE-1 fazem com que orforglipron seja um potencial tratamento com reduções significativas de hemoglobina glicada e peso, e um perfil de segurança semelhante às terapias injetáveis de GLP-1. Aguardamos os quatro resultados globais do programa ACHIEVE, bem como os resultados do programa ATTAIN para obesidade, e trabalharemos com as agências reguladoras para levar este GLP-1 oral de dose única diária para pessoas em todo o mundo", afirma Jeff Emmick, MD, Ph.D., vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos da Lilly.
O perfil de segurança geral de orforglipron no ACHIEVE-1 foi consistente com a classe de GLP-1. Os eventos adversos mais comumente relatados foram relacionados ao trato gastrointestinal e geralmente de gravidade leve a moderada, ocorrendo principalmente durante a escalada da dose.
Ainda este ano, a Lilly espera compartilhar os resultados preliminares do ACHIEVE-2, avaliando orforglipron em comparação com a dapagliflozina, e do ACHIEVE-3, avaliando o orforglipron em comparação com a semaglutida oral, ambos em adultos com diabetes tipo 2 inadequadamente controlados com metformina. Os resultados do ATTAIN-1 e do ATTAIN-2, que avaliam o orforglipron para controle de peso, também serão compartilhados no terceiro trimestre deste ano. A Lilly pretende submeter orforglipron para obesidade e sobrepeso às agências reguladoras globais até o final deste ano e para o tratamento do diabetes tipo 2 em 2026.
Sobre orforglipron
Orforglipron é uma pequena molécula (não peptídica) agonista do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1) oral, experimental, de dose única diária, que pode ser tomado a qualquer hora do dia sem restrições de alimentos e água.[4] [5] Orforglipron foi descoberto pela Chugai Pharmaceutical Co., Ltd. e licenciado pela Lilly em 2018. A Chugai e a Lilly publicaram os dados de farmacologia pré-clínica desta molécula juntas.[5] A Lilly está conduzindo estudos de fase 3 sobre o orforglipron para o tratamento do diabetes tipo 2 e para o controle de peso em adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade. A molécula também está sendo estudada como um tratamento potencial para apneia obstrutiva do sono e hipertensão em adultos com obesidade.
Sobre o ACHIEVE-1 e o programa de estudos clínicos ACHIEVE
ACHIEVE-1 (NCT05971940) é um estudo de fase 3, de 40 semanas, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, comparando a eficácia e segurança de orforglipron 3 mg, 12 mg e 36 mg como monoterapia com placebo em adultos com diabetes tipo 2 e controle glicêmico inadequado apenas com dieta e exercício.
O estudo randomizou 559 participantes nos EUA, China, Índia, Japão e México em uma proporção de 1:1:1:1 para receber 3 mg, 12 mg ou 36 mg de orforglipron ou placebo. O objetivo principal do estudo foi demonstrar que o orforglipron (3 mg, 12 mg, 36 mg) é superior na redução de hemoglobina glicada a partir da linha de base após 40 semanas, em comparação com placebo, em pessoas com diabetes tipo 2 que não tomaram quaisquer medicamentos antidiabéticos por pelo menos 90 dias antes da visita 1, e virgens de terapia com insulina. Os participantes do estudo tinham uma hemoglobina glicada entre ?7,0% e ?9,5% e um IMC ?23 kg/m2. Todos os participantes nos braços de tratamento com orforglipron iniciaram o estudo com uma dose de orforglipron de 1 mg uma vez ao dia e, em seguida, aumentaram a dose de forma escalonada em intervalos de quatro semanas para sua dose de manutenção randomizada final de 3 mg (iniciado com 1 mg), 12 mg (fazendo o escalonamento de dose com 1 mg, 3 mg e 6 mg) ou 36 mg (fazendo o escalonamento das doses com 1 mg, 3 mg, 6 mg, 12 mg e 24 mg). Doses flexíveis não foram permitidas.
O programa de desenvolvimento clínico global de fase 3 ACHIEVE para orforglipron recrutou mais de 6.000 pessoas com diabetes tipo 2 em cinco estudos de registro globais. O programa começou em 2023, com resultados previstos para o final deste ano e em 2026.
Sobre a Eli Lilly do Brasil
A Lilly é uma empresa de medicina que transforma a ciência em cura para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. Somos pioneiros em descobertas que mudam vidas há quase 150 anos e, hoje, nossos medicamentos ajudam mais de 51 milhões de pessoas em todo o mundo. Potencializando o poder da biotecnologia, química e medicina genética, seguimos avançando em novas descobertas para resolver alguns dos desafios de saúde mais importantes do mundo: redefinir o tratamento do diabetes; tratar a obesidade e reduzir seus efeitos devastadores de longo prazo; avançar na luta contra a doença de Alzheimer; oferecer soluções para alguns dos distúrbios mais debilitantes do sistema imunológico; e transformar os cânceres de tratamento mais difíceis em doenças controláveis. A cada passo em direção a um mundo mais saudável, somos motivados por uma coisa: melhorar a vida de milhões de pessoas. Isso inclui a realização de estudos clínicos inovadores que reflitam a diversidade do nosso mundo e trabalhar para garantir que nossos medicamentos sejam mais acessíveis aos pacientes. Para saber mais, acesse o site da [Lilly do Brasil|https://www.lilly.com/br/], e nossas redes sociais: [Instagram|https://www.instagram.com/lilly_brasil/], [Facebook|https://www.facebook.com/Lillydobrasil] e [LinkedIn|https://www.linkedin.com/showcase/lillydobrasil/].
PP-LD-BR-1477 ? JUNHO 2025
Referências:
[1] Rosenstock J, Hsia S, Nevarez Ruiz L, et al. Orforglipron, an Oral Small-Molecule GLP-1 Receptor Agonist, in Early Type 2 Diabetes. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa2505669.
[2] American Diabetes Association. Standards of Care in Diabetes?2020 Abridged for Primary Care Providers. Clinical Diabetes 2020; 38(1):10?38. [https://doi.org/10.2337/cd20-as01|https://doi.org/10.2337/cd20-as01]
[3] O percentual de participantes que atingiram A1C < 5,7% em todas as doses não foi controlado para erro Tipo 1.
[4] Ma X, Liu R, Pratt EJ, Benson CT, Bhattachar SN, Sloop KW. Effect of Food Consumption on the Pharmacokinetics, Safety, and Tolerability of Once-Daily Orally Administered Orforglipron (LY3502970), a Non-peptide GLP-1 Receptor Agonist. Diabetes Ther. 2024 Apr;15(4):819-832. doi: 10.1007/s13300-024-01554-1. Epub 2024 Feb 24. PMID: 38402332; PMCID: PMC10951152.
[5] T. Kawai, B. Sun, H. Yoshino, D. Feng, Y. Suzuki, M. Fukazawa, S. Nagao, D.B. Wainscott, A.D. Showalter, B.A. Droz, T.S. Kobilka, M.P. Coghlan, F.S. Willard, Y. Kawabe, B.K. Kobilka, & K.W. Sloop, Structural basis for GLP-1 receptor activation by LY3502970, an orally active nonpeptide agonist, Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A. 117 (47) 29959-29967, [https://doi.org/10.1073/pnas.2014879117|https://doi.org/10.1073/pnas.2014879117] (2020).
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/glp-1-oral-da-lilly-orforglipron-demonstra-eficacia-e-seguranca-semelhante-a-glp-1-injetaveis-em-estudo-completo-de-fase-3-302495028.html
FONTE Eli Lilly do Brasil