RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2025 - Horário 3:22
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: Como a diplomacia do chefe de Estado injeta mais vitalidade nas relações entre a China e a Rússia?

PEQUIM, 6 de maio de 2025 /PRNewswire/ -- Em meio às crescentes incertezas globais, incluindo o aumento do protecionismo comercial e do unilateralismo, as relações entre a China e a Rússia ainda demonstram notável resiliência e dinamismo. Em 2024, o comércio bilateral entre os dois países atingiu um valor recorde de US$ 244,8 bilhões, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior - uma prova da robustez persistente de sua parceria estratégica.

Andrey Denisov, primeiro vice-presidente do Comitê de Assuntos Externos do Conselho da Federação da Rússia e ex-embaixador na China, destacou que a orientação estratégica dos dois chefes de Estado tem sido fundamental para a manutenção do crescimento constante e sustentado dos laços entre os dois países.

Neste domingo, a China anunciou que, a convite do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, o presidente Xi Jinping fará uma visita de Estado à Rússia de 7 a 10 de maio e participará das comemorações do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica em Moscou. Acredita-se que a futura visita enfatizará o papel vital da diplomacia do chefe de estado no avanço da ampla parceria estratégica de coordenação entre a China e a Rússia visando a uma nova era.

Garantia fundamental

Na última década, Xi e Putin se encontraram mais de 40 vezes em vários encontros bilaterais e multilaterais. Esse intercâmbio frequente, sincero e estratégico tornou-se o pilar do relacionamento estável e crescente entre a China e a Rússia.

Em 2013, Xi escolheu a Rússia como o primeiro destino de sua visita oficial como chefe de estado da China, inaugurando uma nova fase de relações bilaterais baseadas em igualdade, confiança e apoio mútuos, prosperidade comum e amizade duradoura.

Em junho de 2019, durante a visita de Xi a Moscou, os dois líderes decidiram transformar os laços bilaterais em uma ampla parceria estratégica de coordenação visando uma nova era, inaugurando um novo capítulo nas relações entre a China e a Rússia.

Após ser reeleito como presidente chinês em março de 2023, a primeira visita oficial de Xi foi mais uma vez à Rússia. Ao ser reeleito como presidente da Federação Russa em maio de 2024, Putin também escolheu a China para sua primeira visita ao exterior, ressaltando o profundo relacionamento pessoal e a confiança estratégica entre os dois líderes.

"O presidente Xi tem um estilo de comunicação respeitoso, amigável, aberto e, ao mesmo tempo, profissional", comentou o presidente Putin ao descrever suas reuniões como "não apenas diálogos entre velhos amigos, mas também discussões produtivas sobre questões bilaterais e globais".

Recentemente, em um artigo publicado na mídia russa, Zhang Hanhui, embaixador chinês no país, disse que o papel orientador dos dois chefes de estado constitui uma garantia fundamental para que as relações entre a China e a Rússia mantenham um alto nível de operação.

Enfrentando a incerteza global com estabilidade bilateral

No início de 2025, Xi e Putin se reuniram virtualmente para definir o tom do ano seguinte. Ambos se comprometeram a aprofundar a cooperação estratégica, promover o desenvolvimento e a revitalização nacional e resguardar conjuntamente a imparcialidade e a justiça internacionais.

O Presidente Xi destacou sua disposição de trabalhar com o Presidente Putin para levar o relacionamento bilateral a um novo patamar e pediu que os dois lados enfrentem as incertezas do ambiente externo com a estabilidade e a resiliência das relações entre China e Rússia.

Em comentário sobre a reunião virtual, Ma Youjun, especialista da Academia Provincial de Ciências Sociais de Heilongjiang, salientou que a diplomacia do chefe de Estado garantiu que as relações entre a China e a Rússia ganhassem maturidade, dinamismo e resistência, injetando não apenas vitalidade em sua parceria, mas também estabilidade no cenário internacional mais amplo.

Essa visão está alinhada com a última declaração do Ministério das Relações Exteriores da China, que expressou confiança de que a próxima visita do presidente Xi levará a uma confiança política mútua mais profunda, a uma maior coordenação estratégica e à ampliação da cooperação prática entre os dois lados.

"Segundo o ministério, a importante compreensão mútua entre os dois presidentes trará benefícios mais tangíveis para os dois povos e contribuirá com maior estabilidade e energia positiva para a comunidade internacional".

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-como-a-diplomacia-do-chefe-de-estado-injeta-mais-vitalidade-nas-relacoes-entre-a-china-e-a-russia-302446872.html

FONTE CGTN


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.