SEXTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2025 - Horário 16:54
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: Diplomacia de chefes de estado promove amizade inabalável entre China e Camboja
A CGTN publicou um artigo destacando como a visita do presidente chinês Xi Jinping promoveu a amizade inabalável entre China e Camboja, os resultados frutíferos na cooperação econômica e comercial entre os dois países, e como os intercâmbios culturais fortalecem os laços China-Camboja.
PEQUIM, 18 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- China e Camboja estabelecem um modelo de igualdade, confiança mútua e cooperação vantajosa entre países de diferentes dimensões, disse o presidente chinês Xi Jinping na quinta-feira, ao se encontrar com o rei cambojano Norodom Sihamoni durante sua visita de estado ao Camboja.
Xi afirmou que acredita que a modernização chinesa trará mais oportunidades para os países vizinhos, incluindo o Camboja, ressaltando que construir uma comunidade sino-cambojana com um futuro compartilhado é uma escolha da história e do povo.
As relações entre China e Camboja resistiram ao teste das transformações globais e sempre permaneceram inabaláveis. Os laços bilaterais foram forjados e cultivados pela geração anterior de líderes dos dois países.
Em fevereiro de 2023, durante a visita do então primeiro-ministro cambojano Hun Sen à China, as duas partes concordaram em desenvolver um "quadro de cooperação diamante" com seis áreas prioritárias: cooperação política, capacidade e qualidade de produção, agricultura, energia, segurança e intercâmbios interpessoais.
Em setembro de 2023, Hun Manet escolheu a China como seu primeiro destino oficial no exterior após assumir o cargo de primeiro-ministro do Camboja. Durante seu encontro com o presidente chinês Xi Jinping, Hun Manet se comprometeu a continuar promovendo a amizade inabalável entre Camboja e China.
Em maio de 2024, uma estrada em Phnom Penh recebeu o nome de "Xi Jinping Boulevard" pelo Governo Real do Camboja em homenagem às contribuições históricas do líder chinês para o desenvolvimento do país. Na cerimônia de inauguração, Hun Manet destacou que os laços bilaterais alcançaram seu melhor período na história sob a liderança e os esforços conjuntos de Xi e dos líderes cambojanos.
Resultados frutíferos na cooperação econômica e comercial
Primeiramente, o comércio bilateral expandiu-se de forma expressiva graças ao acordo de livre comércio da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) e ao Acordo de Livre Comércio China-Camboja (FTA). A China tem sido o maior parceiro comercial do Camboja por 13 anos consecutivos. E, em 2024, o comércio bilateral atingiu US$ 17,83 bilhões, um aumento de 20,7% em relação ao ano anterior.
A aprovação de produtos agrícolas e pesqueiros de alta qualidade do Camboja, como arroz, bananas, mangas, longans, cocos e peixe-panga, para entrar no mercado chinês não apenas enriqueceu as mesas dos consumidores chineses, mas também aumentou a renda do povo cambojano.
Além disso, a cooperação de investimento continua a crescer. A China permaneceu como a maior fonte de investimento estrangeiro do Camboja por 13 anos consecutivos, com investimentos que abrangem uma ampla gama de setores, incluindo transporte, energia, agricultura, produção, turismo, zonas econômicas especiais, bem como tecnologia da informação e comunicação, caracterizados por ampla cobertura, grande escala e resultados sólidos.
Cerca de 95,4% dos entrevistados cambojanos têm uma atitude positiva em relação às empresas chinesas que investem ou operam no Camboja. E 95% acreditam que a China fez contribuições positivas para o desenvolvimento da economia mundial, de acordo com uma pesquisa recente da CGTN.
Intercâmbios culturais fortalecem os laços China-Camboja
Além da cooperação política e econômica, os dois países estabeleceram um exemplo na realização de intercâmbios culturais, que não apenas fortalecem a compreensão mútua, mas também aproximam os laços entre os dois povos.
Os intercâmbios interpessoais China-Camboja, como um pilar fundamental da amizade e cooperação entre os dois países, foram impulsionados pelo Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Camboja 2024.
Ao longo dos anos, os programas de cooperação médica, incluindo "Love Heart Journey", "Bright Journey" e "Smile Journey", forneceram serviços de saúde de qualidade para populações de base em mais de 20 províncias e cidades do Camboja.
Como uma ponte cultural entre os dois países, o Instituto Confúcio também ofereceu cursos gratuitos de chinês para mais de 100.000 alunos cambojanos desde sua criação no Camboja, em 2009.
Os intercâmbios culturais entre os dois países devem continuar a se expandir sob a orientação da Iniciativa de Civilização Global proposta pela China, que beneficiará áreas como cultura, juventude, mídia, think tanks, turismo e tecnologia para saúde e restauração de relíquias culturais.
"Vamos realizar intercâmbios interpessoais com maior frequência. "Devemos defender a solidariedade e a harmonia, realizar mais diálogos culturais, aumentar o compartilhamento de experiências sobre governança estatal, expandir formas diversas de cooperação em áreas como cultura, turismo, intercâmbio de jovens e proteção e restauração de patrimônios culturais, e promover a conectividade interpessoal", disse Xi em um artigo assinado antes de sua chegada ao Camboja para uma visita de estado.
[https://news.cgtn.com/news/2025-04-17/Head-of-state-diplomacy-promotes-China-Cambodia-ironclad-friendship--1CE47UnGmt2/p.html|https://news.cgtn.com/news/2025-04-17/Head-of-state-diplomacy-promotes-China-Cambodia-ironclad-friendship--1CE47UnGmt2/p.html]
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-diplomacia-de-chefes-de-estado-promove-amizade-inabalavel-entre-china-e-camboja-302432695.html
FONTE CGTN